MP Caminhões e Carretas | Compra e venda de caminhões e implementos rodoviários em Patos de Minas

Fale conosco

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas

Manutenção preventiva para caminhão: Como fazer

Sabe qual o melhor remédio que existe? A precaução.

Esse lema pode ser aplicado em praticamente todas as situações da vida, inclusive quando estamos falando de caminhões. Isso porque para evitar maiores dores de cabeça com o seu pesado, é indicado ter um pouco de cautela. Nesse sentido, uma manutenção preventiva para caminhão será sempre bem-vinda.

O constante uso de um equipamento, como um caminhão, deixa os seus sistemas mais propensos à falhas, prejudicando o seu rendimento e, em casos mais graves, fazendo com que seja necessário para a utilização. Diante desse cenário, como não é possível conter a ação do tempo e uso, uma boa manutenção preventiva consegue controlar os seus efeitos.

Por isso, quer saber o que você deve ficar atento durante essa manutenção para garantir que o seu caminhão esteja sempre pronto para cair na estrada? Então, é só continuar com a leitura desse artigo até o seu final. Além disso, você também vai conhecer conhecer os tipos e diferenças entre as manutenções que existem.  

Tipos de manutenção 

Antes de saber de fato o que fazer para garantir uma boa manutenção preventiva para caminhão, entenda de fato o que significa esse termo e os outros ligados a manutenção:

Manutenção Preventiva

Como o próprio nome já indica, a manutenção preventiva é aquela que ocorre antes de que algum problema possa acontecer. Ou seja, seguindo uma rigorosa rotina de avaliação, verificação e previsão, é possível detectar componentes que podem dar problema futuramente e trocá-los, por exemplo. Com isso, se garante que um problema não acabe gerando outro e piore a situação, sendo o método de manutenção mais barato.   

Manutenção Corretiva

Talvez esse seja o método de manutenção mais conhecido pelo mundo afora. A manutenção corretiva se baseia basicamente na ideia de só realizar alguma troca de componente ou reparo quando realmente surgir algum problema, como um carburador furado, por exemplo. Esse tipo de cenário acaba elevando os custos da manutenção, uma vez que as demandas precisam ser resolvidas de última hora.  

Manutenção Preditiva

Esse tipo de manutenção já se aproveita dos recursos mais modernos que existem no mercado, sendo um pouco mais oneroso. Isso porque na manutenção preditiva são utilizados aparelhos de medição específicos que detectam o desenvolvimento de algum problema e indicam quando irá ocorrer uma falha. Muitas vezes, esse indicadores só conseguem ser notados através desses equipamentos. 

Cadastre-se para receber novidades, informações e ofertas semanais!

Sede: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 4470 Planalto Patos de Minas / MG
Filial: BR 365 em frente ao Posto Patão Patos de Minas / MG
FALE CONOSCO