MP Caminhões e Carretas | Compra e venda de caminhões e implementos rodoviários em Patos de Minas

Fale conosco

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas

DICAS SIMPLES PARA EVITAR O DESGASTE DE PEÇAS DO CAMINHÃO

Confira algumas dicas Fonte: blog.proteautobrasil

1. Dirija com segurança

A primeira dica não é de manutenção, mas é fundamental para a conservação do veículo. Muitos motoristas não se atentam que o seu modo de dirigir influencia na vida útil dos componentes do caminhão.

Praticar a direção defensiva e seguir orientações de segurança ajudam a evitar o desgaste de peças do caminhão. Ao dirigir com mais cuidado você exige menos do motor e de outros componentes do veículo, como os pneus, a suspensão e o sistema de embreagem e freio.

Cada peça do caminhão tem uma vida útil estipulada pelo fabricante. Para durar todo esse período e se manter em boas condições até lá, esses cuidados com o modo de direção são fundamentais. Se o veículo for usado em condições mais severas, as peças sofrerão desgaste excessivo e necessitarão certamente de manutenção.

2. Realize as manutenções preventivas

Outra ação indispensável para evitar o desgaste do caminhão é antecipar as necessidades de manutenção. As manutenções corretivas, realizadas apenas quando algum componente já está quebrado, não são as melhores opções para cuidar do seu veículo. O ideal é avaliar e substituir as peças antes, em revisões preventivas.

A prevenção impede que um componente desgastado cause problemas em peças e sistemas próximos. Deixar de trocar o fluido lubrificante, por exemplo, pode trazer sérias consequências para as peças do motor. Por isso, é essencial realizar revisões periódicas no caminhão com um mecânico de confiança.

3. Cuide dos pneus

Ter atenção com esses componentes é outro fator muito importante para o caminhoneiro. Eles são projetados para suportar todo o peso do veículo e da carga, portanto, você nunca pode rodar com pneus ruins. Ao enfrentar as irregularidades das estradas brasileiras esse cuidado precisa ser ainda maior.

Mantenha sempre os pneus calibrados adequadamente, seguindo as orientações para a carga que você está levando. Rodar com eles muito cheios ou murchos pode causar desgastes irregulares e até a perda do pneu. O excesso de pressão pode gerar também problemas na suspensão.

Ao comprar pneus para o seu caminhão, não aceite os chamados meia-vida. Eles não estão em boas condições e podem causar riscos tanto para as peças do veículo quanto para a sua segurança. Se você observar um amassado nas rodas, não tente consertar sozinho — procure um borracheiro para resolver o problema.

4. Cheque o óleo do motor

Esse componente cumpre três funções importantíssimas no motor do caminhão: lubrificar as peças para minimizar o atrito, refrigerar o sistema e vedar contra gases provenientes da combustão. Dessa forma, ele é fundamental para conservar o motor e evitar o desgaste de peças do caminhão.

Cheque com frequência o nível e a viscosidade do óleo, para garantir que ele está em condições de realizar seu papel regularmente. Realize a troca do líquido no tempo correto e certifique-se de colocar o produto adequado para o seu caminhão.

5. Fique atento ao filtro separador de água

É importante também acompanhar o filtro que regula o óleo utilizado para lubrificar o sistema de injeção eletrônica. Quando esse filtro não está em boas condições, ele perde a capacidade de drenar a água e pode causar desgastes na bomba de combustível, na bomba injetora e nos bicos injetores.

6. Use a embreagem corretamente

A embreagem do caminhão merece atenção especial. O motorista deve utilizar o pedal com cuidado, para evitar desgastes excessivos. Nunca use a embreagem como freio, por exemplo. Acionar o pedal da embreagem sem necessidade causa o aquecimento do sistema e exige excessivamente dos componentes.

Outros cuidados necessários com a embreagem:

  • evite arrancadas bruscas;
  • não descanse os pés sobre o pedal;
  • passe as marchas com moderação;
  • não sobrecarregue o caminhão;
  • não use a embreagem para alterar a rotação do motor.

7. Abasteça com combustível de qualidade

Utilizar diesel de qualidade é essencial para o funcionamento do motor e de todo o sistema do caminhão. O uso de combustível ruim diminui a vida útil do veículo e pode causar problemas, como aumento do consumo, perda de força do motor e entupimento dos bicos injetores. Por isso, tenha muito cuidado com os locais onde você costuma abastecer e fique sempre atento a sinais de combustível adulterado.

8. Verifique o líquido de arrefecimento

Esse fluido atua refrigerando o motor e garantindo que ele funcione em uma temperatura adequada. Antes de pegar a estrada você precisa se certificar de que o líquido está no nível indicado. Se for preciso completar o fluido constantemente, é importante investigar a existência de vazamentos no reservatório.

Rodar sem o líquido de arrefecimento pode causar problemas sérios nos componentes do motor. O superaquecimento do sistema tem graves, e caras, consequências. Por isso, procure um mecânico ao primeiro sinal de dificuldades com a temperatura.

9. Faça o alinhamento e balanceamento

Para quem trabalha viajando esses dois serviços são ainda mais importantes do que para os motoristas comuns. Um veículo desalinhado ou com rodas desbalanceadas, além de ficar desconfortável e inseguro, enfrenta desgastes excessivos nos pneus e em componentes mecânicos da direção e do sistema de suspensão.

10. Não sobrecarregue o caminhão

Por fim, tenha muita atenção com o excesso de peso que leva no seu veículo. Sobrecarregar o caminhão vai desgastar todos os componentes do veículo, tornando mais difícil que eles mantenham a sua vida útil.

Conheça os limites especificados para o modelo do seu caminhão e siga as orientações do fabricante. Colocar mais carga do que é suportado pode parecer um lucro hoje, mas você corre o risco de enfrentar grandes prejuízos com danos ao motor e outros sistemas.

Cadastre-se para receber novidades, informações e ofertas semanais!

Sede: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 4470 Planalto Patos de Minas / MG
Filial: BR 365 em frente ao Posto Patão Patos de Minas / MG
FALE CONOSCO